O vice-prefeito, Luciano Dias, está acompanhando de perto todos os trabalhos que a Prefeitura de Marabá está apresentando nos estandes da 35ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), destacando os serviços relevantes realizados no município, especialmente os desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), uma das pastas com resultados significativos que estão sendo demonstrados durante a exposição.
Os participantes da 35ª edição da Expoama têm a oportunidade de conhecer os diversos trabalhos realizados pela Seagri para promover a agricultura familiar. São 11 estandes que abrangem apicultura, avicultura, compostagem, hidroponia, horta no chão, laboratório de solo, pastejo, produção de feijão, melancia e banana, suínos, tanque de peixes, além da feira da agricultura familiar.
Luciano Dias destaca que um dos papéis da feira é mostrar a força dos pequenos produtores de Marabá com o incentivo da Seagri. Ele ressalta que existem mais de 80 projetos de assentamento no município, todos beneficiados pelo trabalho da Seagri, que oferece uma ampla gama de projetos e opções, como o pastejo rotacionado, piscicultura, horta e suinocultura, para fortalecer a economia familiar e agregar valor ao trabalho rural.

O vice-prefeito ressalta que a feira é uma oportunidade de conscientizar a população urbana sobre o trabalho realizado no campo, muitas vezes desconhecido. Ele destaca que o trabalho da Seagri atinge muitas pessoas e é oferecido de forma gratuita aos produtores rurais.
Além da exposição dos projetos, os visitantes do estande da Seagri nesta quinta-feira, 7 de julho, têm a oportunidade de receber uma tigela de açaí batido na hora, um produto produzido pela agricultura familiar do município. Adubos orgânicos do Projeto Põe No Balde também estão sendo distribuídos aos visitantes.
Marcos Paulo Eleres, secretário adjunto de Agricultura, destaca que o estande conta com diversas unidades demonstrativas, como viveiro, compostagem, apicultura e tanque suspenso. Ele expressa sua satisfação em trazer benefícios financeiros para os pequenos produtores da agricultura familiar de Marabá, graças aos investimentos realizados pela prefeitura.
Marcos Paulo Eleres, secretário adjunto de Agricultura
Um dos projetos em destaque é o de alevinos, que já atendeu 10 famílias e tem como meta atender a 40 famílias até o final do ano. O projeto fornece tanques e 100 alevinos para produção, visando a produção de uma tonelada de peixe em 6 meses.
Maria Gorete Gabriel, uma moradora de Goiânia que está visitando a Exposição Agropecuária, se encantou com o projeto de alevinos e elogia outros projetos, como o cultivo de mudas e a hidroponia. Ela apoia o cultivo sem agrotóxicos e sem contaminação, considerando isso algo espetacular e necessário nos dias de hoje. Maria também destaca o interesse em conhecer a rota do cacau.
Maria Gorete Gabriel, moradora de Goiânia, gostou muito do projeto da Seagri
Marcos Paulo Eleres reforça o convite para todos participarem, visitarem o estande da Prefeitura e os produtores rurais procurarem a Seagri para buscar o desenvolvimento de sua independência financeira. Ele destaca que há vários projetos disponíveis e convida os produtores a conhecerem o tanque suspenso, que é o novo programa de 2023. (Com informações da Secom PMM)