A empresa Drone Norte está entre os maiores destaques das duas principais exposições agropecuárias do Pará e Maranhão. A empresa expôs drones de alta tecnologia e inovação, que já estão sendo implantados no agronegócio brasileiro, em estandes demonstrativos na 35ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) e também na 53ª Exposição de Imperatriz (Expoimp).
Atualmente, os drones são alternativas de maior eficiência para a aplicação de produtos em áreas de cultivo. Essa novidade tem encantado diversos públicos devido à alta tecnologia, praticidade e otimização de tempo nos processos de mapeamento, supervisão, fertilização e dispersão de defensivos em lavouras e pastagens.
Conforme o empresário Allan Henrique, proprietário da Drone Norte, a tecnologia vem suprir, com agilidade, a escassez de mão de obra que o agronegócio tem enfrentado nos últimos anos. Ele ressalta ainda que o maior diferencial é a aplicação de fertilizantes e defensivos em tempo hábil.
“Com um drone como o Agras T40, o produtor consegue realizar a aplicação em mais de um alqueire de plantação em apenas 20 minutos. Ou seja, ele consegue combater as pragas aplicando o herbicida na hora certa.”
Ele assinala ainda que a Expoama e a Expoimp são eventos que proporcionam divulgação tanto para o público em geral quanto para os produtores do agronegócio.

“Nossa empresa está localizada em Marabá, e além de atender o Pará, nós atendemos os estados do Maranhão e Tocantins. Nossos estandes têm sido bastante movimentados. Temos apresentado os drones Agras T40 e T20P da DJI para uso na agricultura. Esses equipamentos são considerados os mais modernos da DJI.”

Para o produtor e operador Terence Carneiro, o uso de drones tem trazido uma nova roupagem para o agronegócio, pois além de otimizar a produção, as aeronaves também oferecem uma alternativa com menos impacto ao meio ambiente e às áreas de cultivo.
De acordo com ele, a nova tecnologia tem sido recebida com otimismo. A expectativa é de que, nos próximos cinco anos, essas aeronaves se tornem a principal ferramenta de aplicação de defensivos agrícolas no nosso país, sobretudo por trazer mais qualidade nas aplicações, com maior precisão e menos impacto ambiental, principalmente através da economia de água que chega a ser de 90%, comparando com aviões e tratores.
Veja o víedo:
Ver essa foto no Instagram
“>
Agras T40 e T20P: saiba mais
A empresa DJI apresenta nas informações técnicas dos produtos que o drone Agras T40 possui capacidade de espalhar até 50 kg e pulverizar cargas de até 40 kg. Conforme ela, o modelo vem equipado com uma câmera de ultra-definição (não especificada) e gimbal ajustável para coleta de imagens em tempo real, construção de mapas e identificação automática dos limites da plantação.
A empresa garante que o drone é capaz de construir rotas inteligentes para aprimorar a fertilização e pulverização. O equipamento também possui a plataforma Smart Agriculture da DJI, que permite aos usuários automatizar inspeções, análise do crescimento do plantio e monitoramento de pragas.
Em relação ao modelo T20P, a empresa destaca a capacidade de espalhar até 25 kg para fertilização e pulverizar 20 kg. Ele é capaz de pulverizar pesticidas por uma área de 180 acres (72,84 hectares) em uma hora. O drone também possui uma bateria de 13.000 mAh, com carregamento rápido de 9 minutos. Os sistemas de atualizações de segurança de voo, durabilidade e monitoramento são semelhantes aos do Agras T40. (Eva Fernandes/ Portal Guarati)