Com uso de uma retroescavadeira é retirado o entulho acumulado e ampliado o canal. Em alguns pontos estão sendo retiradas as manilhas de 1.000 milímetros e serão colocadas manilhas com maior vazão de água, de 1.500 milímetros, sendo três linhas de manilhas.
De acordo com o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), Rhuan Alcântara, com os serviços em andamento a tendência é que diversas áreas da Folha 33 também estejam livres de alagamentos. “Aumentar a vazão é o principal objetivo dos serviços, pois tem uma vazão alta nas proximidades da pavimentação e ocorre uma maior força da água. A drenagem vai até o rio”, esclarece.



No início deste ano, durante o período de chuvas, ocorreu um grande alagamento nas marginais da Rodovia Transamazônica, mesmo com os serviços de drenagem em andamento na Folha 33 desde o ano de 2021. A partir da finalização da drenagem existe a possibilidade de que não ocorram novos alagamentos.
“A drenagem é feita para desobstruir qualquer obstáculo que possa impossibilitar o escoamento natural da água pluvial. O objetivo é acabar com esse problema no bairro”, explica.
*Com informações da Ascom PMM













