Devido às altas temperaturas registradas neste período do ano em todo o Estado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) realizou na quinta-feira (31) um curso sobre bovinocultura, enfatizando alternativas alimentares para bovinos no período de estiagem, no município de Abel Figueiredo, no sudeste paraense.
O evento contou com apoio da Prefeitura de Abel Figueiredo, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento e Terras Patrimoniais e de Meio Ambiente.
A palestra abordou o planejamento e a utilização de estratégias de suplementação volumosa mediante o pastejo diferido, utilização de capineira, cana-de-açúcar, fresca ou na forma de silagem, e a suplementação concentrada, com o fornecimento de alimentos convencionais e alternativos, ração e demais suplementos, visando à manutenção de uma boa nutrição de rebanhos bovinos leiteiros em Abel Figueiredo.
Estratégia
“É de extrema importância para os produtores rurais soluções práticas na melhoria da alimentação bovina no período seco, pois sabemos das dificuldades encontradas neste período. A diminuição das chuvas limita a oferta de capim, interfere na qualidade da dieta bovina e reduz a capacidade produtiva do rebanho. Proporcionar alimentação suplementar é uma estratégia eficiente para manter o padrão nutricional dos bovinos e evitar prejuízos à atividade pecuária”, informou a chefe do Escritório Local da Emater em Abel Figueiredo, Queliane Lima da Silva Pessoa.
Mais de 60 produtores participaram das atividades na Comunidade Grapiá. O curso foi ministrado pelo zootecnista do Escritório Local da Emater em Parauapebas, Ailton Souza Silveira.
“Por meio da ação adquirimos conhecimentos técnicos sobre as diversas maneiras de alimentar o gado no período seco. Hoje, a disponibilidade de pastagens é o nosso maior problema, por isso o curso foi tão significativo”, disse o produtor rural Adailton de Jesus Franco.
O agricultor familiar Miquéias Ribeiro de Souza, que já tem experiência com silagem a partir do capim-açu, capim irrigado e pasto rotacionado, ampliou seus conhecimentos no curso. “Estou muito feliz em participar da programação. O curso ampliou os meus conhecimentos sobre alimentação de bovinos”, afirmou. (Com informações da Agência Pará)