Cultura, arte e lazer são as palavras que descrevem perfeitamente a 2ª noite do FIDA, Festival Internacional de Dança da Amazônia, em Canaã dos Carajás. Após uma abertura de muita emoção, o palco principal do evento segue recebendo grupos de dança da capital Belém e de municípios da região e também renomados bailarinos para belíssimas apresentações.
Com o objetivo de fomentar o interesse pela dança clássica, o FIDA 2023 investiu em participações especiais para abrilhantar o evento, como é o caso dos bailarinos Alysson Trindade e Liana Vasconcelos, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
“Hoje foi o nosso segundo dia dançando com uma estrutura dessa, um público caloroso, nos workshops que estamos dando também o público está super ávido para aprender e conhecer mais. Então, tem sido uma experiência incrível. Uma honra”.
Alysson, por sua vez, ressalta a influência de eventos como esse para a valorização da cultura. “A gente observa o quão talentosa é a cidade aqui e as cidades em volta. Temos muitos talentos, é um celeiro de talentos. A gente fica muito feliz por isso também, porque quer dizer que a cultura do ballet clássico, contemporâneo e das danças populares está crescendo”. Além de Alysson e Liana, o FIDA também conta com participações de bailarinos dos Estados Unidos, Argentina, Cuba e Holanda.
Em sua primeira edição fora da capital Belém, um dos pontos mais importantes do FIDA itinerante é a capacidade de criar oportunidades e estabelecer pontes entre os mais diversos estados. Dezenas de grupos participaram das mostras competitivas e encantaram o público presente com apresentações dos mais diferentes estilos.

Leandro Batista, bailarino da DANCEC, da cidade de Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís, Maranhão, comemora a volta das competições presenciais depois de dois anos de pandemia e registra a felicidade em participar do primeiro FIDA itinerante. “Minha experiência aqui está sendo muito gratificante e com vários aprendizados. Voltei com todo o gás, muito inspirado e muito feliz pela oportunidade. Estamos adorando a cidade, o Festival e o cuidado que estão tendo com a gente”.
A 2ª noite do FIDA também contou com entrega de troféus de reconhecimento pelo incentivo à cultura aos diretores dos grupos de dança participantes no Festival. Receberam as homenagens os grupos dos municípios de Belém (PA), Canaã dos Carajás (PA), Parauapebas (PA), Altamira (PA), Ourilândia do Norte (PA), Novo Repartimento (PA) e Paço do Lumiar (MA).
A programação do Festival segue neste domingo (21). O último dia contará com mais apresentações culturais, condecorações aos premiados e também entrega de vouchers em dinheiro aos ganhadores. (Com informações da Secom PCC)