O Guarati

SUDESTE DO PARÁ

Canaã dos Carajás recebe escola reconstruída para beneficiar mais de 1.500 estudantes

Governador Helder Barbalho entregou a 126ª unidade escolar totalmente reconstruída, no aniversário de 29 anos de emancipação do município

Mais de 1.500 estudantes da Região de Integração Carajás, no sudeste paraense, foram beneficiados com a entrega da Escola Estadual João Nelson dos Prazeres Henrique, em Canaã dos Carajás, nesta quinta-feira (05), dentro da programação comemorativa aos 29 anos de criação do município.

As obras foram executadas por meio de convênio celebrado entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e a prefeitura local. Estudantes, professores e demais integrantes da comunidade escolar participaram da cerimônia de entregada 126ª unidade escolar reconstruída pelo governo do Estado, desde 2019.

“Hoje é um dia importante de conquistas. Estamos entregando a Escola Estadual João Nelson, uma parceria com a prefeitura, e já no mês de novembro entregaremos a Escola Irmã Laura também pronta, e estamos construindo a Escola Tecnológica, avançando para o primeiro vestibular na área de Medicina, e já projetando o campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no município de Canaã. São conquistas importantes para a educação pública da região”, destacou o governador Helder Barbalho. A obra teve investimento superior a R$ 4,5 milhões.

Ao lado de estudantes e autoridades, como o ministro das Cidades, Jader Filho, e o senador Jader Barbalho, o chefe do Executivo estadual visitou as novas dependências da escola e conversou com professores e alunos.

Perspectivas – Estudante do 2° ano do ensino médio, Marcos Felipe de Amorim Barros, 17 anos, contou que a partir de agora, com a escola estruturada, o foco é estudar para tentar uma vaga no ensino público superior na própria região.

“Meu sentimento é de felicidade de ter a escola nova, reformada, agora com as salas climatizadas pra gente poder ter o melhor ambiente, pra estar aprendendo em um ambiente mais confortável. Apesar das aulas on-line serem importantes, a gente sentir o calor da turma, poder estar ali perguntando diretamente pro professor, tirando as nossas dúvidas, é bastante importante pra um aprendizado de qualidade. E aí eu me sinto bastante feliz pela escola ter essa forma agora”, disse Marcos Felipe.

Também cursando o ensino médio na escola, a estudante Ana Carolina Silva, 17 anos, afirmou estar “feliz, porque cheguei há pouco tempo, no ano passado, e já estávamos numa situação ruim na escola. Mas agora a situação é outra, porque temos salas com ar-condicionado, laboratórios, quadra. Vai melhorar muito nosso aprendizado, e só esperamos coisas boas a partir de agora, principalmente porque daqui a pouco vamos fazer o vestibular”, ressaltou.

Infraestrutura – As obras incluíram a reconstrução de 10 salas de aula, secretaria, sala dos professores, sala da coordenação, despensa, refeitório, copa, banheiros masculino e feminino, coordenação pedagógica, biblioteca, laboratório de informática, laboratório multidisciplinar e sala de vídeo.

“O sentimento é de gratidão. Não tem outra palavra. Que a prosperidade chegue agora, a melhoria para os nossos alunos, a melhoria para nós, que somos servidores. Essa escola é tudo para nós, e é isso que me vem à cabeça agora. É saber que estaremos num ambiente que a gente vai conseguir, cada vez mais, avançar na aprendizagem e no ensino. Mesmo do jeito que estávamos, com aulas on-line, já estávamos avançando, sim. A gente não parou em um momento, mesmo com as dificuldades, mas vencemos. Agora, temos uma escola moderna e bonita”, ressaltou Fernanda Oliveira, diretora da unidade escolar.

Diretora Fernanda Oliveira

A unidade também ganhou quadra poliesportiva coberta, com arquibancadas e vestiário, novas instalações elétrica e hidrossanitária, e climatização em todas as salas de aula, o que assegura maior conforto aos estudantes e qualidade ao ensino. Além de todos os equipamentos e mobiliário, a escola recebeu kit com geladeira, freezer e computador para reforçar a infraestrutura.

Outras obras – “É uma devolução muito importante para a comunidade, para os alunos dessa cidade e para o futuro de Canaã dos Carajás, assim como para toda a região. Lugar de aluno é dentro da escola, com a escola preparada, climatizada, pois nosso ambiente aqui é muito difícil de você concentrar. O governador Helder Barbalho tem trabalhado muito para que a gente possa devolver uma educação pública de qualidade. Lembrando que hoje estamos entregando uma escola, mas daqui a 30 dias estaremos entregando outra, assim como a Escola Tecnológica, avançando nas obras, e já estamos planejando outras novidades com o governador Helder Barbalho”, adiantou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, ao lado do governador na agenda pública.

Aluna Ana Carolina Silva

A Escola Estadual João Nelson dos Prazeres Henrique atende cerca de 1.500 estudantes do ensino médio regular nos turnos da manhã, tarde e noite, e oferece a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o Some (Sistema de Organização Modular de Ensino).

“Hoje, com muita alegria, o município de Canaã dos Carajás celebra 29 anos de emancipação política, e o governador vem reinaugurar uma das escolas estaduais do nosso município. Fizemos um convênio com o governo do Estado para fazer a reforma, e hoje a nossa escola estadual, além de ampliação, conta também com toda a climatização para garantir o conforto aos alunos e aos servidores. É importante reforçar o investimento na educação. Canaã, com 29 anos, precisa muito desse investimento, dessa educação, para fomentar as futuras gerações”, assegurou a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha. (Com informações da Agência Pará)