O Guarati

TECNOLOGIA

Em Canaã, exposições e apresentações culturais marcam feira de ciências

Evento buscou estimular curiosidade e transformação social por meio de jogos e experimentos

A II Feira de Ciências e Matemática foi realizada em Canaã dos Carajás nos dias 2 e 3 de junho. Com o tema: “jogos e experimentos: ludicidade e integração de saberes científicos e tecnológicos”, o evento visou estimular a curiosidade intelectual recorrendo à abordagem reflexiva, crítica e criativa, por meio de jogos e experimentos. A Feira aconteceu na Praça da Bíblia, localizada no bairro Novo Horizonte.

Ao todo, 32 estandes foram distribuídos pelo evento, sendo 26 estandes das escolas municipais, um de uma escola estadual, 5 da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e um da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Além das exposições, a programação incluiu apresentações culturais e, no palco principal, teve o show da dupla de ilusionistas Henry e Klauss, espetáculo de mágica de destaque nacional. Para Henry, o momento foi muito especial, também pelo lançamento do Escola Mágica, projeto de educação lúdica, em que as crianças vão aprender por meio da mágica, música e dos jogos.

“Como as crianças estão tendo a oportunidade de ver o projeto, é sempre especial ver que a gente pode, de certa maneira, transformar vidas com nosso trabalho.”, afirmou o ilusionista.

Foto: Diego Barbosa

Um dos grandes destaques da feira foi o Espaço do Brincar, que contou com painel sensorial, exposição dos brinquedos e jogos educativos feitos pelos alunos durante toda a semana. Com espaço para leitura e contação de histórias, jogos infláveis e mesas tecnológicas, local foi montado pensando em contribuir com o desenvolvimento dos alunos.

O Secretário Municipal de Educação, Leonardo Cruz, destacou que a feira foi um momento muito importante para a valorização dos profissionais da educação e, principalmente, dos estudantes, sendo algo produzido por eles e para eles.

“Nós pensamos em uma jornada nas escolas, onde os alunos com seus professores e toda a gestão atuaram preparando materiais, dialogando com a ciência e com o lúdico. Dessa maneira, conseguimos envolver todas as crianças, todos os estudantes, onde as escolas já fizeram as suas culminâncias e, neste fim de semana, a gente trouxe para a comunidade em geral esses resultados produzidos nas escolas ao longo desses meses.”.

Foto: Diego Barbosa

Outra atração da feira foram as oficinas ministradas pelos professores dos cursos de Matemática, Física, Química e Biologia da Unifesspa. Essas oficinas gratuitas ficaram abertas para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Com uma média de 400 participantes, elas aconteceram na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Sebastião Agripino da Silva, localizada na Rua Sandro Moretet, no bairro Novo Horizonte I. (Com informações da Secom PCC)