Uma audiência pública será realizada para discutir a proposta da concessionária Equatorial Pará de aumentar a tarifa de energia elétrica no estado. A notícia não é bem recebida pelos paraenses, que já pagam uma das tarifas mais altas de energia elétrica no Brasil, mesmo sendo responsáveis por uma importante geração de energia para todo o país.
No ano de 2022, já houve um aumento de 15% nas tarifas. Agora, os consumidores que possuem rede de baixa tensão podem sofrer um impacto com um aumento médio de 18,55%, enquanto os consumidores de alta tensão podem esperar um aumento de 10,63%.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já havia aberto uma consulta pública virtual sobre o assunto. Essa consulta ocorre no contexto da “revisão tarifária”, que ocorre a cada quatro anos.
A audiência pública presencial está marcada para sexta-feira (26), às 9h, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado na rua Municipalidade, bairro do Umarizal, em Belém. O evento será uma oportunidade para que os consumidores, representantes de entidades e demais interessados possam expressar suas preocupações e questionar os motivos do novo aumento nas tarifas de energia elétrica. (Com informações do g1 Pará)












