MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ – No último domingo (17), por volta das 11h40, um jovem de 19 anos, identificado como Rafael Ferreira de Melo Silva, morreu vítima de afogamento no Rio Itacaiúnas, em PA Talismã, zona rural de Marabá.
Segundo relatos de familiares, a tragédia aconteceu quando Rafael e alguns amigos estavam retornando da igreja e decidiram tomar um banho no rio, além de visitar amigos que estavam acampados nas proximidades. “Ele foi puxado por um redemoinho e desapareceu nas águas. Os amigos ficaram apavorados”, lamentou Ivone Santana.
De acordo com Sebastião Rodrigues, tio de Rafael, por volta do meio-dia, a família acionou o Corpo de Bombeiros e relatou o ocorrido, mas foi informada de que não havia equipe disponível para atender à ocorrência naquele momento. Somente na segunda-feira (18), por volta das 13h, os profissionais chegaram ao local da tragédia. A equipe fez o reconhecimento da área, mas, infelizmente, não dispunha de mergulhadores para intensificar as buscas. Foi apenas por volta das 16h que o corpo foi avistado submerso nas águas por moradores locais.
A equipe realizou o resgate e transportou o corpo para o Instituto Médico Legal de Marabá para as devidas providências. Segundo Sebastião, o corpo deve ser liberado nesta terça-feira (19). Devido às circunstâncias do ocorrido, não haverá velório. Os familiares levarão o corpo diretamente para o cemitério da Vila Santa Fé.
Rose Moreno, presidente da Associação das Mulheres da Vila Santa Fé, lamentou a tragédia e também a demora do Corpo de Bombeiros em realizar as buscas pelo jovem. Ela ressalta que essa problemática vivida pelos moradores da zona rural merece atenção.
“Na zona rural, as coisas são muito difíceis. Quando ocorre uma situação como essa, a demora no atendimento é considerável. A demora para o Corpo de Bombeiros chegar é significativa. Não é a primeira vez que isso acontece, correndo-se o risco até de outras pessoas morrerem tentando localizar a vítima.”
PEDIDO DE AJUDA
Quem puder oferecer algum apoio financeiro à família neste momento de dor pode realizar uma transferência de qualquer valor para o PIX no número: 94 98443-7726, em nome de Sebastião Rodrigues de Castro. O valor será utilizado para realizar o enterro de Rafael.













