Na UBS Mariana Moraes, no bairro do Km 7, foi baixa a procura neste primeiro dia de campanha, a previsão, segundo o enfermeiro Diego Fernandes, é que nos próximos dias aumente a procura pela vacina.
“A campanha está sendo feita em crianças que é o tipo da gotinha na boquinha, crianças maiores de um ano e abaixo de 5 anos estão aptas a tomar a vacina. Orientar as mães e os pais para trazer a criança e sua caderneta de vacinação”, orienta.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Imunização, é vacinar 21.817 crianças. Para chegar a esse objetivo, está sendo feito um planejamento da campanha com ações por microáreas nas zonas rural e urbana.
“A orientação e um pedido que a gente vai fazer para todos os pais responsáveis é levar a criança para qualquer unidade aqui do nosso município para a nossa campanha. Essa nossa campanha inicia hoje dia 27 e vai até dia 14 de junho. E temos o nosso dia D também para o dia 8 de junho, que a gente vai mobilizar todo o nosso município”, explica Paulo Jânio Belém Barbosa, coordenador de Imunização da SMS.

De acordo ainda com Paulo Jânio, a poliomielite é uma doença grave que em geral acomete os membros inferiores. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.
“Lembrar ao pai ou responsável pelo menor para levar a caderneta se ela não tiver com as vacinas do calendário completinho já vai aproveitar a oportunidade e já faz as outras vacinas, atualiza tudo”, orienta Paulo Jânio. (Com informações da Secom PMM)














