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EDUCAÇÃO

Prefeitura de Marabá reúne professores e apresenta Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil

O evento reuniu aproximadamente 400 educadores que trabalham nos Núcleos de Educação Infantil em Marabá.

Um grande encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu professores da Educação Infantil da rede municipal, na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório do Centro de Convenções Carajás, para o lançamento do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O evento reuniu aproximadamente 400 educadores que trabalham nos Núcleos de Educação Infantil em Marabá.

O Programa realizado em parceria com o Ministério da Educação, constitui-se em uma proposta de desenvolvimento profissional que utiliza a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material didático. A partir de 2024, o LEEI compõe as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído através de Decreto Federal em junho de 2023. O objetivo é ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita. O programa respeita as especificidades da primeira infância, as noções de leitura e escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.

Fábio Rogério, Diretor Geral de Ensino/Semed

“Hoje temos um evento, do lançamento de um programa firmado com o Ministério da Educação, intermediado com uma parceria com a UFPA. É um programa voltado para leitura e escrita da Educação Infantil. Esse evento de hoje envolve diretores, coordenadores pedagógicos, toda a equipe técnica da Semed para apresentar o programa, as diretrizes, e seguidamente a gente fará o primeiro encontro formativo com professores e coordenadores relacionados ao programa”, explica o professor Fábio Rogério, Diretor Geral de Ensino/Semed.

A abertura do evento contou com a participação dos professores do projeto Trupe Paneiro de Histórias, que já trabalha no estímulo à leitura de crianças nos Núcleos de Educação Infantil. Para a professora Socorro Souza, o programa une esforços no desenvolvimento da leitura e escrita das crianças.

Professora Socorro Souza

“A Trupe tem o objetivo de fazer o trabalho de incentivo, trazendo as linguagens, apresentando as histórias dos livros, as histórias orais, com esse encantamento. Trabalhar na Educação Infantil é trabalhar o imaginário da criança. A gente acredita muito nesse processo do encantamento, no incentivo, no desenvolvimento, nas práticas de desenvolvimento da leitura”, destaca a educadora.

A professora Doriane Farias, diz que a iniciativa vai melhorar a dinâmica em sala de aula e no envolvimento das crianças, na faixa etária de 4 e 5 anos, no processo de aprendizagem da leitura a partir do material que será disponibilizado aos educadores.

Professora Doriane Farias

“Esse projeto de leitura visa desenvolver muito a aprendizagem das crianças em sala de aula, é algo que já fazemos, mas vem reforçar aquilo que já praticamos em sala de aula com as crianças”, pontua.

O programa busca a potencialização da leitura e escrita com caráter lúdico, sem perder de vista o estudante da Educação Infantil, a dimensão biopsicossocial de uma criança com idade de até cinco anos, considerando a necessidade de brincar, e que possa contribuir com a qualidade social da educação no município de Marabá.

Professora Lucileia Santos, articuladora do Programa LEEI

“O LEEI é um programa voltado especificamente para os professores de Jardim I e Jardim II, trabalha a formação do professor voltado para o tema Leitura e Escrita na Educação Infantil, não com foco em alfabetizar a criança de forma escolarizada, mas iniciar o processo de alfabetização. Ele chegará no final do segundo ano, que é o final do ciclo de alfabetização, lendo e escrevendo com fluência”, enfatiza a articuladora do Programa LEEI, professora Lucileia Alves Santos. (Com informações da Ascom PMM)