Na tarde da última quarta-feira (4), o Governador Helder Barbalho, acompanhado pelo prefeito Tião Miranda e pelo vice-prefeito Luciano Dias, além de outras autoridades políticas da região, formalizou a assinatura da Ordem de Serviço que marca o início da construção do Hospital Materno Infantil Regional em Marabá.
A construção do Hospital Materno-Infantil, localizado na Folha 29, Núcleo Nova Marabá, está programada para ser concluída até 2026. A obra promete gerar aproximadamente 200 empregos durante seu pico de construção, e a área construída abrangerá 10.318 metros quadrados.
“Essa obra é crucial para a região. Temos nosso Hospital Materno Infantil (HMI) no município, que atende a região, mas está operando acima da capacidade. Mais um hospital materno-infantil aqui dará uma nova perspectiva para a região, auxiliando muito no nascimento das crianças”, comentou o prefeito Tião Miranda, entusiasmado com o projeto.

Fotos: Jordão Nunes / Paulo Sérgio / Sara Lopes / Rosana Araújo
O Hospital Materno-Infantil está projetado para ter quatro pavimentos, incluindo áreas de emergência, clínicas pediátricas, ginecológicas e obstétricas, consultórios médicos e odontológicos, unidades de tratamento intensivo neonatal, infantil e adulto, espaço para realização de exames (raio-x, ultrassom e tomografia), laboratório de análises clínicas, estrutura de banco de leite, centros cirúrgico, obstétrico e de parto, bem como blocos de enfermaria e apoio.
Kelvia Duarte Moreira, 50 anos, expressou sua alegria com a chegada dessa obra para a região: “Hoje vim compartilhar a felicidade da minha tia Marlina, que é idosa e não tinha uma casa. Ela foi beneficiada pelo programa de moradia do Governo do Estado, e também estou comemorando o início da construção do hospital, o qual é muito importante para nós, mulheres. Ele proporcionará dignidade até o parto. Ficamos tão felizes quando alguém tem um bebê. É gratificante para o município de Marabá a construção de mais um Hospital Materno-Infantil”, celebrou.
O hospital contará com um total de 90 leitos, incluindo 41 leitos de internação pediátrica e 49 leitos de internação obstétrica, além de outros 45 de internação intensiva (UTI), distribuídos em categorias como UTI adulto, UTI pediátrica, UTI neonatal, UCI neonatal e leitos para o método Mãe Canguru, somando ainda 10 leitos de observação.
O vice-prefeito Luciano Dias ressaltou a importância das parcerias entre a Prefeitura e o Estado não apenas para a construção do Hospital Materno Infantil Regional, mas também para a construção da nova ponte sobre o Rio Itacaiunas, que ligará a Nova Marabá, na Folha 33, à Cidade Nova, por meio do Vale do Itacaiunas. Ele enfatizou que essas parcerias são essenciais para o avanço das obras de infraestrutura na cidade e melhorar a qualidade de vida da população.

Os gestores também inspecionaram o canteiro de obras da nova ponte sobre o Itacaiunas, com extensão de 525 metros e largura de 12 metros. Essa obra é realizada por meio de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Marabá, com um orçamento estimado em R$ 103 milhões.
“O início das obras do HMI representa um marco na qualidade da saúde para a população. Com 145 leitos, incluindo 40 de UTI, é uma estratégia para garantir atendimento de qualidade e dignidade às mães e bebês, tornando-se uma referência na estratégia de saúde materno-infantil para a região sul e sudeste do Estado. Além do HMI, diversas outras obras estão em andamento, como a Policlínica, a Usina da Paz e a nova ponte, proporcionando um avanço significativo em infraestrutura e serviços essenciais para atender a população de Marabá”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

Fotos: Jordão Nunes / Paulo Sérgio / Sara Lopes / Rosana Araújo
“Estamos avançando com o Plano de Incentivo para Fortalecimento da GMM, em parceria com o Estado. Mantemos colaborações contínuas com o Detran e outros órgãos do Estado, como a Polícia Militar e Civil. O reconhecimento do Estado pelo nosso trabalho e pela melhoria dos índices de violência na cidade se reflete nesse suporte, com essas motos, trabalhando de forma conjunta para aprimorar o atendimento ao cidadão e buscando sempre a paz social e segurança pública”, concluiu Jair Guimarães, secretário da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI). (Com informações da Secom PMM)













