O Guarati

IMUNIZAÇÃO

Vacinas contra a poliomielite estão disponíveis nos Postos de Saúde de Marabá

Em Marabá, as vacinas contra a doença estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio do Plano Nacional de Imunização.

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ – O último caso de poliomielite registrado no Brasil foi em 1989. De lá para cá, a doença é considerada erradicada no país, mas ainda não é em outras partes do mundo, o que acende o sinal de alerta para a importância da vacinação.

Em Marabá, as vacinas contra a doença estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio do Plano Nacional de Imunização. A doença, conhecida também como paralisia infantil, é causada pelo poliovírus e atinge o cérebro e a medula, afetando as funções motoras, em especial os membros inferiores.

Diante disso, todas as crianças de até cinco anos têm que ser vacinadas. A imunização ocorre em duas etapas: com a vacina VIP, por meio intramuscular, na criança, aos dois, quatro e seis meses; e por via oral – a famosa gotinha – quando tiver 1 ano e três meses completos e aos 4 anos.

Após esse período, se a pessoa não tomou a vacina, só receberá no Sistema Único de Saúde, caso necessite viajar para o exterior.

A meta nacional é realizar a vacinação de 95% do público-alvo (crianças de até 5 anos), mas nós últimos anos a cobertura vacinal tem caído, o que preocupa as autoridades de Saúde para a possibilidade de retorno da doença. Em Marabá, a meta é vacinar 5 mil crianças menores de um ano.

O Ministério da Saúde organiza campanhas específicas de vacinação e conscientização a respeito da poliomielite a cada dois anos e as campanhas anuais de multivacinação, em que a doença também está inserida.

Paulo Jânio Barbosa, coordenador de Imunização/SMS

“Temos as vacinas em todas as Unidades Básicas de Saúde. Você que é pai, você que é mãe, ou responsável, que ainda não levou seu filho para a ser vacinado, procure as UBS para receber as doses e os reforços”, convida o Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Paulo Jânio Barbosa.

Até o momento, a SMS já conseguiu vacinar 2500 crianças de até um ano, em 2023. Além disso, para alcançar a meta, as UBS realizam a busca ativa, assim como há a parceria com a Ação Extramuro para cobrir as áreas distantes das unidades. (Com informações da Ascom PMM)