O Guarati

OPERAÇÃO VERÃO 2023

Polícia Civil reforça efetivo para garantir segurança no Pará

A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e conta com a participação de órgãos do Sistema de Segurança.

A Polícia Civil do Pará está realizando a “Operação Verão 2023” em todo o estado, com o objetivo de assegurar a qualidade no atendimento e aumentar a segurança. A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e conta com a participação de órgãos do Sistema de Segurança.

Em Marudá, distrito de Marapanim, Cristina Newbery, de 56 anos, é investigadora de Polícia Civil e faz parte do reforço de 1.600 agentes de segurança que atuam estrategicamente durante a temporada de verão. Ela compartilhou sua experiência: “Estamos aqui para atender bem os cidadãos que procuram assistência policial. Trabalho na Polícia Civil há 25 anos e sempre estarei presente para reforçar o efetivo, somando forças com meus colegas da unidade”, disse a policial, que está na equipe da Delegacia de Marudá, no nordeste paraense.

O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, ressaltou: “Temos equipes completas para lidar com qualquer ocorrência. As ações estão focadas na prevenção e repressão de crimes. Além disso, com o aumento no número de policiais civis e administrativos, conseguimos agilizar os procedimentos nas unidades da capital e do interior, garantindo a segurança, a ordem e a diversão para os paraenses.”

Lei Seca

Uma das frentes da operação iniciou na última quarta-feira (30) com fiscalizações da “Lei Seca”, que inclui a aplicação do teste do bafômetro e a fiscalização das estradas que levam ao distrito de Mosqueiro, em Benevides, e a Salinópolis, na região nordeste.

Além disso, equipes da Divisão de Polícia Administrativa (DPA) e da Divisão Especializada de Meio Ambiente e Proteção Animal (Dempa) estão nas ruas, trabalhando de forma integrada, para fiscalizar estabelecimentos comerciais, bares, casas noturnas e restaurantes. O objetivo é coibir infrações como poluição sonora e perturbação do sossego, e manter a paz e a ordem. (Portal Guarati, com informações da Agência Pará)