Na manhã desta sexta-feira, 7 de julho, policiais civis de Imperatriz se reuniram em frente à OAB para cobrar reajuste salarial. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis, a categoria está há 8 anos sem reajuste.
Protestos também foram realizados em São Luís na manhã desta sexta-feira. A concentração ocorreu em frente ao prédio da antiga Defesa, localizado na Beira-Mar.
Além do reajuste que não ocorre desde 2015, os policiais reclamam da precarização do serviço, relatando sobrecarga de trabalho devido à falta de efetivo. Eles afirmam que novas contratações são necessárias.
Nesta semana, o Presidente Manoel Alcinê e parte da diretoria participaram de uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Costa, e de outra reunião com representantes da SEMAG, onde ficou acordado que o Comitê de Gestão apresentaria uma contraproposta no dia 12 de julho.
Sobre a cobrança, o Governo informou que está realizando estudos técnicos das carreiras dos servidores públicos do Estado, inclusive da Polícia Civil, mas que precisa respeitar os limites orçamentários e as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A nota não especificou um prazo para a conclusão desses estudos nem se os resultados implicarão em reajuste para a categoria. O anúncio de tais medidas técnicas, contudo, não parece ter apaziguado os ânimos dos policiais, que prometem continuar com as manifestações até que suas reivindicações sejam atendidas. (Com informações são do Portal Imperatriz Online)