Nos dias 27 e 28 de maio, a Prefeitura de Marabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), vai realizar ação de saúde nas comunidades PA Maravilha e PA Cupu, no KM 240, região do Tapirapé, na zona rural do município.
A Secretaria assinala que vai enviar uma equipe com médico e enfermeiro para atender a população na Escola maravilha no dia 27 . Já no dia 28 uma equipe estará realizando vacinação contra influenza, covid-19 e vacinas de rotina para adultos e crianças na escola Tapirapé, no PA Cupu. O trabalho conta com o apoio das associações de produtores rurais dos PA’s Maravilha e Cupu.
De acordo com a coordenadora, Cynthya Pombo, a programação terá início no dia 27 na Escola Maravilha, das 8h às 17h, com atendimentos médicos e de enfermagem, testes rápidos (hepatites, HIV e sífilis), vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia, solicitação de hemoglobina glicada, testes para COVID-19, emissão de cartão SUS, coleta de exame de Prevenção de Câncer de Colo do Útero (PCCU) e entrega de medicamentos mediante prescrição. Também será realizada a pesagem para atualização do Bolsa Família.

Serão ofertadas todas as vacinas de rotina para crianças e adultos, bem como as vacinas contra gripe e contra a COVID-19. Quem tiver cartão do SUS deve levá-lo. Quem não tiver deve levar documentação pessoal (CPF e RG) para que a equipe de saúde possa fazer o cadastro.
Conforme o comunicado da ação, é importante que todos os que forem realizar quaisquer exames fiquem atentos às recomendações de cada procedimento, especialmente o exame de glicemia, que requer que o paciente esteja em jejum. A coleta do PCCU também requer atenção. Veja abaixo as recomendações para a realização do exame.

No dia 29 de março, o presidente da Associação de Produtores Rurais do Assentamento Maravilha e Região Marabá Pará – ASPRAMA, Paulo Rodrigues, juntamente com Sivair Nogueira, Cláudio César e Eva Fernandes, membros da diretoria, se reuniram com o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, e apresentaram ofícios solicitando serviços cruciais para a região. Entre os pedidos estava a realização de uma ação de saúde com todos os serviços essenciais.
Na oportunidade, Luciano garantiu que todos os ofícios apresentados seriam atendidos e reforçou o compromisso da gestão em trabalhar pela população de todo o município. Ele assinalou que, mesmo diante da extensão do município e das particularidades de acesso de cada comunidade, a prefeitura tem buscado levar serviços e oportunidades para as famílias que residem na zona rural.
